terça-feira, janeiro 17, 2012

A folgada e o palavrão.


"Eu sou de um tempo..."

Foi assim que começou a história que eu quero contar hoje. Com a frase clássica da professora Tatiana quando vai dar um "sabão" daqueles, na esperança de despertar algumas mentes inertes e improdutivas.

Escolhi minha profissão. Uma amiga na época que comecei a lecionar me disse: você encontrou a sua praia. Tenho certeza que sim, mas às vezes penso, se não vou morrer afogada nela.

A uns dias atrás fui ministrar uma aula para uma colega da área que precisava se ausentar para uma reunião. Lá vou eu 6:40 da manhã feliz da vida por poder retribuir uma amiga que também me ajudou, certa de que será um dia normal de trabalho.

Primeiro horário, 7:20H da manhã eu recebi o maior insulto destes 13 anos de profissão. Um aluno me chamou de FOLGADA. Isso mesmo, em letras garrafais, gritando. E aí, eu fui obrigada a mostrar para ele que, se tava folgado, tinha que apertar.

Tudo começou com um palavrão. Ele chegou 7:18H, atrasado e eu o questionei. Ele então soltou um alto e sonoro palavrão. E eu esbravejei. Não aceito aluno falando palavrão em escola. Só mesmo um aluno que não me conhece para soltar um palavrão na minha cara, ainda mais esta hora da manhã. E eu falei muito na cabeça dele, sobre o papel da escola, do aluno e do professor. E ele arrepiou. Disse que eu não era professora dele, me perguntou o que eu estava fazendo ali, que ele falava quantos palavões ele quisesse e por fim, em alto e bom som ele me disse: você nem é nossa professora, chega aqui "colocando banca"? Você é muito FOLGADA.

Respeito virou FOLGA. Querer ser respeitado, mostrar a um aluno de 15 anos de idade que ele precisa de limites, me tornou, na última sexta feira, uma folgada. Daí não preciso contar mais. Todo mundo sabe o fim da história: encaminhamentos para direção, ocorrências escolares e convocação da família.

Tudo isso porque um aluno "soltou um palavrão"?

Palavrão para mim. Pois esta geração que aí está, não se insulta com o palavrão. Eles são insultados é com respeito, fidelidade, virgindade. São estas as palavras que causam choque hoje.

Na verdade, mataram os palavrões.
Hoje eles se tornaram palavras comuns, usadas diariamente no vocabulário de muitos jovens.
Depois desta aula eu senti saudades dos palavrões com força de palavrões.
Quando ameaçávamos falar um palavrão na nossa casa era um terror, minha mãe ameaçava: fala que eu quebro a sua boca!
Por tínhamos o entendimento que era feio, sujo e totalmente deselegante.

Mas sabe o que me deixou mais enfezada?
Eu ralo pra caramba aí vem um magricela da cara feia e me chama de folgada?

$%#%$##*%*%¨$($**&¨!


3 comentários:

Anônimo disse...

Olha onde chegamos...E ele irá chegar a algum lugar que preste?

Tatiana disse...

Com esta postura?
Acredito que não.

amimegstaesp disse...

Este aluno com milhares de outros vão passar em uma faculdade particular, se formar depois de algumas dependencias e se tornar um profissional de gaveta, desses que vao ser sustentados pelos pais por um bom tempo tentando cocursos até perceber que vai ser um assalariado. Falta valores e respeito aos nosso jovens! Deprimente!